Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Calathea fatimae H.Kenn. & J.M.A.Braga DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 28-10-2011

Criterio:

Avaliador: Maria Marta V. de Moraes

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie foi descrita a partirde indivíduo cultivado no Sitio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba,Município do Rio de Janeiro e coletado em Morro do Coco, a 40 km ao Norte dacidade de Campos, Município de Campos dos Goytacazes. O Distrito de Morro doCoco hoje é totalmente ocupado por fazendas de plantação de cana-de-açúcar epecuária. Além dos exemplares cultivados em coleção particular, não existeregistro de outra coleta na natureza. Pela falta de dados, sugerimos um esforço de coleta e mais estudos sobre a espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Goeppertia fatimae (H.Kenn. & J.M.A.Braga) Borchs. & S.Suárez;

Família: Marantaceae

Sinônimos:

  • > Calathea fatimae ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie foi descrita a partir de um indivíduo cultivado no Sítio Roberto Burle Marx, Barra de Guaratiba, Município do Rio de Janeiro e coletado por Fátima Gomes de Souza no Morro do Coco, ca. 40 km Norte da cidade de Campos, Município de Campos dos Goytacazes, Rio De Janeiro, Brasil. C. fatimae é afim de C. zebrina (Sims) Lindl. (Kennedy; Braga, 1997).

Distribuição

A espécie ocorre na Mata Atlântica, exclusivamente no Estado do Rio de Janeiro (Braga, 2011).

Ecologia

Entre as espécies de Marantaceae, o sucesso reprodutivo está associado à participação de polinizadores eficientes no desencadeamento do mecanismo de disparo do estilete, bem como com a precisa transferência dos grãos de pólen para o corpo do polinizador. Essa associação entre eficiência de polinizadores e precisa deposição dos grãos de pólen é de extrema importância para a reprodução das espécies dessa família, uma vez que o mecanismo do estilete, após ser desencadeado, não volta mais para sua posição inicial (Leite; Machado, 2007).

Ameaças

1.1 Agriculture
Detalhes Biodiversitas (2005) cita que não existe registro de ocorrência da espécie em unidades de conservação (SNUC). Cita também que a espécie ocorre em área de forte impacto por canavial em ambiente severamente fragmentado. Também considera como ameaças: perda e degradação do hábitat.

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada "Deficiente de Dados" (DD) pelo Anexo II da Instrução Normativa nº 6, de 23 de setembro de 2008 (MMA, 2008).

Referências

- SAARELA, J. M.; LIPSEN, L.; SAYRE, C. M. ET AL. Vascular Plant type Specimens in the University of British Coumbia Herbarium (UBC). Journal of the Botanical Research Institute of Texas, v. 1, n. 1, p. 437-448, 2007.

- LEITE, A. V.; MACHADO, I. C. Fenologia Reprodutiva, Biologia Floral e Polinizadores de Duas Espécies Simpátricas de Marantaceae em um Fragmento de Floresta Atlântica, Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Botânica, v. 30, n. 2, p. 221-231, 2007.

- KENNEDY, H; BRAGA, J. M. A. New Species of Calathea (Marantaceae) from Eastern Brazil. Phytologia, v. 82, n. 2, 1997.

- BRAGA, J. M. A.STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A. S., ET AL. Marantaceae. 2009. 516 p.

- BRAGA, J. M. A. Two New Species of Calathea (Marantaceae) from South-eastern Brazil. Kew Bulletin, v. 63, p. 309-314, 2008.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Calathea fatimae in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Calathea fatimae>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 28/10/2011 - 14:51:09